Armázem da Morena » Culinária » Bolinho de chuva salgado simples receita

Bolinho de chuva salgado simples receita

Uma receita de bolinho de chuva muito delicioso pode ser conferido no artigo. Confira os ingredientes dessa iguaria tão brasileira.

Muitas vezes uma receita pode mudar completamente o cardápio de uma refeição, seja em um almoço, um jantar, no café da manhã, no lanche da tarde e entre outras situações. O certo é que as novidades culinárias existem justamente para inovar o paladar e degustação de diferentes alimentos.

Entre as variedades de receitas, está o bolinho de chuva, especialidade essa muito comum nas cozinhas de cidades do interior do Brasil, também se iguala a receita feita em Portugal, o que deixa a dúvida sobre raiz da criação desse bolinho tão saboroso, será tupiniquim, ou alguma herança deixada pelos colonizadores portugueses.

receita

Receita muito bem feita no Brasil e em Portugal.

O bolinho de chuva é feito com ingredientes muito simples que são encontrados facilmente. Mesmo com a simplicidade de seu preparo, o bolinho não esconde seu sabor inconfundível, que muito retrata aquele gostinho de iguaria feita em casa com muito carinho e amor.

O nome é respectivo ao seu formato que se assemelha a uma gota de água, ou de chuva, por isso chama-se bolinho de chuva, que pode ser apreciado em qualquer situação, seja dia ou noite, em horários distintos. A receita original deixa o bolinho com sabor adocicado, mas também há opção de fazê-lo salgado. Veja a seguir a receita de bolinho chuva salgado e prepare o seu.

Bolinho de chuva salgado

Ingredientes:

fritando bolinho de chuva

Fritar os bolinhos em óleo frio demais pode encharcá-los e se estiver muito quente pode queimar por fora e deixar cru por dentro.

  • 2 xíc. de chá de leite
  • 3 xíc. de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 pacote de queijo ralado

Preparo:

Primeiramente bata os ovos junto com o sal e o leite. Depois acrescente aos poucos a farinha de trigo, podendo ser peneirada para que dê corretamente o ponto. A massa não pode ficar muito dura ou muito mole, portanto, deve-se atentar quanto a quantidade de farinha.

Em seguida coloque a medida de fermento e misture bastante até que tudo fique homogêneo. Com a massa pronta, utilize uma colher para pegá-la e colocar no óleo. As bolinhas devem ter o tamanho aproximado, assim poderão fritar no mesmo tempo. O óleo deve estar em fogo médio, quando estiverem dourados,(esse é ponto) os mesmos iram virar na panela sozinhos.

Retire da panela e os coloque em papel absorvente ou papel toalha. Quando o óleo já estiver escorrido, transfira os bolinhos para um refratária e jogue o queijo ralado por cima, se preferir pode esquentá-los mais um pouco no micro-ondas por cerca de 20 segundos.

Dica: Pode-se rechear os bolinhos com pequenos cubos de mussarela, presunto ou salsicha.

Textos relacionados:

PÃO INTEGRAL LIQUIDIFICADOR
Linguiça com batata no forno receita
Receita bem casados para casamento

Quer comentar ?