Armázem da Morena » Saúde » Diabetes exercício físico

Diabetes exercício físico

As atividades aeróbicas são recomendadas para pessoas que possuem diabetes, mas a prática deve seguir as orientações médicas. Confira no artigo quais são os benefícios encontrados.

Atualmente, de acordo com os órgãos ligados a saúde, o número de diabéticos no mundo se aproxima de 300 milhões. A doença ocorre devido a ação deficiente do hormônio insulina no organismo, podendo ser o resultado da falta de sua produção Tipo I, ou por causa da insuficiente secreção para as necessidades, ou Tipo II. A deficiência da sua ação provoca graves modificações no metabolismo de diferentes fontes de nutrientes, entre eles estão as proteínas, os açúcares e as gorduras.

diabética

Pessoas com diabetes devem manter o controle do nível da doença constantemente.

Outro grande problema é que o organismo começa a produzir glicose demasiadamente, comprometendo vários sistemas.

Além do tratamento convencional que conta com a aplicação de insulina, outro método que auxilia na diminuição dos efeitos do diabetes e é a prática de exercícios físicos. Possui grande eficácia dividia em duas ações – estimula a secreção de hormônios cortisol, relacionado ao crescimento, o que eleva a glicemia, além disso, aumenta a sensibilidade dos tecidos à insulina, isso faz com que os açúcares sejam metabolizados de maneira mais eficiente.

A prática de exercícios físicos promove uma restrição reduzida sobre à ingestão de glicídios. A pessoa que possui diabetes pode praticar as atividades de 5 a 7 dias por semana, com séries que variam de duração, cerca de 30 a 40 minutos. Aqueles exercícios que tenham uma intensidade elevada ou sejam de duração prolongada, acima de 60 minutos devem ser evitados.

exercícios físicos

A atividade física diminui significativamente o risco de doenças cardíacas, além de melhorar a hipertensão arterial.

Lembrando que os exercícios físicos somente podem ser praticados por aquelas pessoas que estiverem com os níveis circulantes de glicose no sangue controlados, através do uso de insulina e também de dieta específica. Nos demais casos, pode ocorrer o arriscado estado de hipoglicemia. Mesmo nas condições indicadas, se o diabético apresentar níveis elevados de glicose sanguínea, cerca de 250 mg/dl acima, também não poderá realizar os exercícios.

O ideal é praticar as atividades com o valor inicial inferior a 150 mg/dl, assim será muito benéfica para o portador, uma vez que diminui os valores da glicose.

Dentre os exercícios indicados predomina as atividades aeróbicas, sendo assim, as opções mais aconselhadas são a caminhada, natação, corrida, e andar de bicicleta, pode-se ainda fazer alguns treinos de força. Cerca de 180 minutos de exercício por semana são ideais, o que implica na realização de 30 minutos de atividade aeróbia por dia .

Textos relacionados:

APNEIA DO SONO TRATAMENTO
TIPOS DE REABILITAÇÃO DO AVC
Fortalecimento das unhas caseiro

Quer comentar ?