Armázem da Morena » Saúde » Dor no cóccix

Dor no cóccix

A dor no cóccix, pode ser provocada por vários motivos, mais em essencial, essa dor é originada pela mal posição da postura da coluna, onde desloca ou força o osso coccigiano, assim ocasionando dor.

Além da má postura, essa dor também pode originar-se em uma coluna estável

O surgimento da dor no cóccix é decorrente a uma deslocação anormal do osso.

O cóccix é um osso, que esta localizado na região inferior do osso sacro da coluna. São existentes vários fatores que podem ocasionar a dor na coccigodinia, sendo caracterizado como principal, a má postura, onde influência totalmente no surgimento dessa condolência.

O surgimento da dor, é decorrente a uma deslocação anormal do osso em determinadas situações,onde acaba originando uma “pontada” no final da coluna, principalmente ao sentar, deitar, levantar, ao pegar peso ou curvar-se.

Com o decorrer do tempo, a má postura agravar essa dor, podendo dificultar as realização das tarefas da vida diária,  assim causando descomprometimento considerável na capacidade do individuo para realização de atividades diferentes.

Além da má postura, essa dor também pode originar-se em uma coluna estável, ocasionada por um trauma decorrente a uma queda ou até mesmo com o peso de uma gravidez. Sendo assim, essa dor pode ser classificada em cinco fatores de ocasionamento.

 Acompanhe logo abaixo as especies de dores que podem estar relacionada a problemas no cóccix:

1) Espícula Óssea no cóccix:
É um hematoma constituído no osso que ocasiona muita dor, onde somente pode ser visto em exames.

2) Rigidez do cóccix:
Essa dor normalmente é causada por um desgaste do osso, fazendo com que provoque muita dor, ao sentar ou ao inclinar.

3) Desalinhamento do cóccix:
A dor é provocada por causa de um desalinhamento do osso, sobre a coluna.

4) Espasmos musculares:
É uma ação involuntária de um músculo localizado próximo ao cóccix, onde da origem a uma “ puxada” reprimindo as costas e pernas, fator preocupante dessa situação, é que o espasmo pode gerar uma síndrome crônica, ocasionando a contração permanente do músculo.

Observação → Esse espasmo também pode ser o resultado de noites mal dormidas ou tensão acumulada.

5) Cisto pilonidal:
É um cisto que foi originado na região do cóccix, causando assim fortes dores. Nos casos mais graves, a única solução, são os métodos cirúrgicos.

A má postura agrava essa dor.
Osso coccigiano, localizado no fim da coluna.

O tratamento dessa dor, consiste em ser com um médico ortopedista, onde ele recomendará fisioterapias, e medicamentos que podem amenizar as dores. Em alguns casos, são receitados, massagens corporais ou aculturação para tratamentos homeopáticos.

O método cirúrgico é o último recurso a ser tentado, pois a maioria dos médicos ou pessoas relacionadas a saúde, recomenda para dor no cóccix,o tratamento não cirúrgico da coccidinia, sendo assim, enfatizando somente a utilização medicamentos, injeções e fisioterapias.

  • Veja logo abaixo algumas dicas que podem ajuda a contra a originação dessa dor:

→ Manter as costas retas,sem forçá-las;
→ Dirigir com o banco mais próximo possível dos pedais;
→ Apoiar os pés no chão quando estiver sentado;
→ Apoiar os cotovelos em uma superfície;
→ Andar corretamente;
→ Não correr disparadamente, e parar repentinamente
→ Não pegar peso em excesso;
→ Quando estiver com a dor, evitar exercícios físicos, ou qualquer esforço durante o período de dor. No caso da dor se agravar, procurar um médico especialista o mais breve possível.

Textos relacionados:

O QUE É CORRIMENTO MARROM
O QUE É CORRIMENTO VAGINAL
Alimentação ajuda a combater o câncer

Quer comentar ?