Armázem da Morena » Alimentação » Ingredientes para papinha de bebê de 6 meses

Ingredientes para papinha de bebê de 6 meses

Saiba como preparar a papinha ideal para o bebê de 6 meses, além de se informar sobre a importância desse período para o desenvolvimento da criança. Confira no artigo.

Quando o bebê alcança a idade dos 6 meses, a mamãe já pode incluir muitos itens na sua alimentação, pois nesse período, somente o leite materno não é mais suficiente para ajudar no desenvolvimento. A partir de agora, a criança poderá experimentar uma série de sabores e texturas, diferente do leite com o qual foi sendo alimentado. No entanto, existem várias restrições sobre a alimentação, pois o bebê não está acostumado com comida, e inicialmente precisa de alimentos nutritivos.

Para começar é preciso preparar a papinha para a criança, pois são mais macias e favoráveis para que seja melhor deglutido. Devem ser escolhidos verduras, legumes e frutas frescas, e ambos deve ser lavados em água corrente, como forma de eliminar alguns resíduos de substâncias dos agrotóxicas. Recomenda-se também, não utilizar condimentos, pouco ou nenhum sal e não colocar muitos ingredientes fortes. Quanto menos ingredientes, mais saudável será a papinha.

Após lavar os legumes ou frutas, é preciso picá-los e em seguida colocá-los numa panela para que cozinhem, de preferência em uma panela comum, para que não se perca os principais nutrientes dos alimentos. No dia a dia, o melhor é cozinhar tudo separado, para a criança, assim ela poderá conhecer o sabor e a textura de cada alimento. Quando estiverem cozidos, basta retirar do fogo e amassá-los com um garfo ou passar em uma peneira, até que adquiram a textura de um purê. Teste a temperatura, que deve estar morna, ou seja, nem fria, nem quente, e dê a criança.

Bebe comendo papinha

A papinha pode ser conservada em geladeira dependendo de suas propriedades.

Não se deve bater os alimentos para a papinha no liquidificador, pois triturando tudo, impedirá que a criança exercite a mastigação, ato que influencia no desenvolvimento desse primeiro processo digestivo. A quantidade de papinha ideal, pode ter como base a seguinte referência – idade entre 6 e 9 meses, recomenda-se quatro colheres de sopa a uma xícara, idade entre 10 e 12 meses, uma xícara cheia e de 1 a 3 anos, um prato pequeno, no caso infantil cheio.

A papinha salgada deve ser a principal, mas pode incluir papinha doces, que são as de frutas no horário do lanche. O ideal é oferecer as papinhas de frutas depois de três ou quatro dias que começou a dar a papinha salgada, de preferência num horário entre as mamadas, na parte da tarde. A papinha salgada deve ser dada na hora do almoço, a partir dos 8 meses de idade, já pode oferecer o jantar com a mesma estrutura da papinha do almoço. A papinha pode ser conservada em geladeira dependendo de suas propriedades .

Confira a receita de uma papinha salgada simples:

Ingredientes:
– 1 colher de sobremesa de óleo vegetal
– 1 colher de chá de cebola picada
– 2 colheres de sopa de carne moída
– 1 mandioquinha pequena cortada em cubos pequenos
– ½ cenoura pequena cortada em cubos pequenos
– 2 colheres de sopa de couve picada

Preparo:
Aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola e a carne moída.
Em seguida acrescente a cenoura e a mandioquinha e a cenoura.
Cubra o refogado com água e tampe , deixe que cozinhe até que tudo fique bem macio e com um pouco de caldo.
Junte a couve e deixe no fogo por mais 5 minutos e estará pronto.

Textos relacionados:

CARDÁPIO SAUDÁVEL PARA UMA SEMANA
ALIMENTOS PARA UMA DIETA SAUDÁVEL
Manteiga contém lactose

Quer comentar ?