Armázem da Morena » Menstruação » Menstruação atrasada na adolescência e normal

Menstruação atrasada na adolescência e normal

Existem vários fatores que influenciam no ciclo menstrual, veja no artigo as informações sobre atraso menstrual na adolescência.

Toda mulher sofre com diferentes alterações do fluxo menstrual, embora seja um período comum para todas. Em cada fase percorrida pela mulher, estão presentes mudanças no seu organismo, mas tudo ocorre para seguir o sentido natural da vida humana. O corpo da mulher possui toda a estrutura para comportar originalmente um bebê, pois é geradora natural.

Quando chega na adolescência, o corpo da menina já está sendo modificado para que a mesma se torne mulher brevemente. Além das mudanças físicas que aos poucos podem ser notados, o principal indício para a maturidade feminina é o início do ciclo menstrual, todos os meses a adolescente terá o surgimento do fluxo, que pode durar de 4 a 6 dias. No entanto, por ser se tratar de uma novidade para o organismo, algumas irregularidades são comuns.

adolescente com atraso menstrual.

O atraso do fluxo na adolescência pode fazer parte da adaptação do ciclo dentro da puberdade.

A quantidade do fluxo e o dias que permanece, estão entre as alterações iniciais do ciclo, o atraso da mesma, também é característico desse período. Portanto, o atraso é comum e não deve ser sempre associado a gravidez ou a outros fatores. Esse erro de dias, faz parte da adaptação do ciclo dentro da puberdade, somente após alguns anos que a todo o ciclo começa a ter um ritmo normal.

Na idade reprodutiva, o fluxo ainda pode apresentar irregularidades, mas nessa fase mais adulta, os motivos de atraso são mais específicos e diversos. Estresse, alterações emocionais, excesso de exercícios físicos, automedicação, dietas radicais o surgimento de algum tipo de doença podem ser o fator causante do atraso da menstruação. Lembrando que podem apresentar outros sintomas associado, por isso faz-se importante consultar um médico ginecologista para identificar melhor o problema.

O ideal de se fazer na adolescência, quando surgirem os primeiros sinais da fluxo menstrual é procurar orientação médica, afim de tirar todas as dúvidas referentes a menstruação. Existem casos em que se pode receitar anticoncepcionais para regularizar o ciclo, que também são benéficos para a melhora da pele, limitam o surgimento de acnes. Mas somente o médico pode apontar se é mesmo necessário e qual é o tipo mais adequado.

Textos relacionados:

TRANSAR NA MENSTRUAÇÃO ENGRAVIDA
O período fértil é 3 dias antes e depois da menstruação
Menstruar demais pode dar anemia

Quer comentar ?