Armázem da Morena » Gravidez » Não consigo engravidar o que pode ser

Não consigo engravidar o que pode ser

Existe muitos fatores que podem impedir uma gravidez, seja um problema decorrente a mulher ou com o homem. Esses problemas podem estar direcionados, a DST, doenças genéticas ou pequenas alterações hormonais.

 Podem ser utilizados com sucesso procedimentos e técnicas simples, como indução da ovulação e cirurgias

O ponto de partida para a investigação de uma possível infertilidade é o exame clínico do casal.

Muitas mulheres tem o sonho de ser mãe, mais infelizmente nem todas conseguem realizar esse desejo com facilidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os casais que fizeram a tentativa de engravidar por um ano são considerados inférteis, seja pro um problema genético ou decorrente ao tempo. Entretanto a infertilidade julga ser uma doença nos órgãos reprodutivos, tanto os masculinos como os femininos, da qual a maioria pode ser prevenida. Existe algumas pesquisas que indicam que 40% das causas do problema estão diretamente relacionados com as mulheres e os outros 40% estão relacionados com os homens, e os outros 20% tem influência em conjunto.

Acompanhe logo abaixo algumas doenças que podem impedir a gravidez.

  • Ovários policísticos:

Constituí em ser um inchaço nos ovários, causando cólicas, menstruação descontrolada, obesidade, pele oleosa e acne. O tratamento para esse problema normalmente é feito por medicamentos, anticoncepcionais.

  • Mioma:

É um tumor normalmente ocasionado em mulheres de 30 a 45 anos , de característica benigna que se forma na cavidade do útero, o tratamento depende da proporção do tumor, pode ser feito por medicamentos ou por cirurgia.

  • Endometriose:

A maioria dos casos de infertilidade, é ocasionado pela endometriose, uma doença que provoca fortes cólicas, dores abdominais, dores durante a relação intima e uma dificuldade ao urinar. O tratamento é feito pela interrupção da menstruação, medicamentos e cirurgia.

Observação: alguns fatores como, idade da mulher; tempo de infertilidade; gravidez primaria primária ou secundária devem ser levados em consideração.

Algumas doenças podem estar ligada ao homem, e assim fazendo com que a mulher também não consiga engravidar. Veja logo abaixo as doenças mais comuns:

  • Varicocele:

É uma doença que prejudica o fluxo de sangue por constituir varizes na região dos testículos, fazendo com que assim aumenta ou diminui a quantidade de espermatozoides. Nesse caso o tratamento indicado é cirurgia, para a retirada das varizes.

  • Azoospermia:

É a ausência de espermatozoide, seja por não produção, ou por vasectomia. Para saber a procedência dessa doença é somente ocasionada pelo exame de espermograma.

São existentes alguns recursos que facilita o processo da gravidez:

  • Indução da ovulação (poli ovulação).
  • Inseminação intra-uterina (IIU).
  • Indução de ovulação com inseminação intra-uterina
  • Injeção intracitoplasmática de espermatozoides.
  • FIV- fertilização in vitro
  • Para obter a reversão deste problema requer alguns recursos , em casos com uma causa doença aparente os procedimentos são menos demorados, pois existe alguns procedimentos. Já quando não há uma causa aparente, pode se tornar um processo longo e delicado, e sendo assim exigindo bastante paciência do casal.

Textos relacionados:

Posso mudar o horário do anticoncepcional
Qual a melhor idade para engravidar
Medicamento altera o exame hCG

Quer comentar ?