Armázem da Morena » Gravidez » Pode engravidar menstruada

Pode engravidar menstruada

Sem o uso de métodos contraceptivos, em qualquer ciclo da mulher pode originar uma gravidez. mesmo durante o ciclo menstrual, existe um fator efetivo para ocasionar uma gravidez, pois em alguns casos, o espermatozoide não se expeli durante a saída do sangue, assim fazendo com que o mesmo chegue até o ovulo, e consequentemente parando a menstruação e originando uma gravidez.

As DST's são evitadas somente com uso de preservativo ( camisinha, feminina ou masculina)

Sem o uso de métodos contraceptivos, há possibilidade de engravidar em todos os ciclos.

Mesmo durante o ciclo menstrual, existe um fator efetivo para ocasionar uma gravidez, pois ao contrario do que muitos pensam, o período menstrual não é um método contraceptivo, e em alguns casos, o espermatozoide não se expeli durante a saída do sangue, assim fazendo com que o mesmo chegue até o ovulo, e consequentemente parando a menstruação e originando uma gravidez.

Sendo assim a chance de uma gravidez se torna muito mais propicia, principalmente em adolescentes e mulheres mais jovens, pois a ovulação normalmente acontece de forma desregulada.

O que acontece é que no período de descamação uterina os óvulo já estão preparado nos ovários e se a ovulação acontecer poucos dias depois, o espermatozoide pode ser fecundado, pois o ele consegue sobreviver no útero por até três dias.

Apesar de tudo isso, é importante relevar que o risco é baixo, e geralmente considerado totalmente negativo em âmbitos médicos. Porém para aquelas pessoas que não podem arriscar, o essencial é o uso de contraceptivos durante qualquer período, são existentes enorme variedade  de prevenir  gravidez não planejada, e principalmente as DST.

As DST’s são evitadas somente com uso de preservativo ( camisinha, feminina ou masculina) sendo assim a sugestão para evitar qualquer problema futuro é associar o uso do preservativo com a pílula anticoncepcional, ou também com o DIU, diafragma ou outro métodos contraceptivos considerados eficazes. Seguindo essa risca, poderá ser descartado qualquer hipótese, de gravidez ou doença já que dois métodos irão prevenir qualquer dúvida porvir. Em casos de duvidas sobre uma hipótese de gravidez, suspender qualquer uso de medicamento, e consultar um médico ginecologista o mais breve possível. 

Textos relacionados:

GRAVIDEZ E MENSTRUAÇÃO É POSSÍVEL
1 semana de gravidez sintomas.
A mulher pode engravidar usando camisinha

Quer comentar ?