Armázem da Morena » Diversificados » POLUIÇÃO DO SOLO

POLUIÇÃO DO SOLO

Quando o solo é destruída há perda da biodiversidade em vegetação e seres vivos com a presença irregular do solo de elementos químicos estranhos, como os resíduos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento natural.

Os principais poluentes do solo os fertilizantes e os defensivos agrícolas. Os fertilizantes são os adubos orgânicos e os adubos químicos ou inorgânicos. Os adubos desenvolvem ou acrescentam ao solo vários tipos de sais minerais importantes para a vegetação,embora melhore as colheitas,os fertilizantes químicos podem destruir as bactérias que fixam o nitrogênio tornando o solo estéril,o segundo problema e as grandes quantidades de sais que são carregados para os rios pelas águas das chuvas que altera a vida dos organismos aquáticos.

Os defensivos agrícolas ou praguicidas podem ser altamente poluidores ao ambiente. mas usados para proteger as culturas contra as pragas ,eles compreendem inseticidas,herbicidas,fungicidas etc.

Dentre os inseticidas ,os mais conhecidos e utilizados pelos agricultores são o DDT e o BHC. A pulverização das lavouras com esses inseticidas precisa ser cuidadosamente controlada, pois doses em excesso contamina os alimentos causando inúmeras doenças.

A poluição do solo e destacada como as formas de poluição que afeta principalmente a camada superficial da crosta terrestre, causando prejuízos diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio em geral. Consiste na presença irregular do solo de elementos químicos estranhos, como os resíduos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento natural.

Textos relacionados:

Informações sobre capricornianos
Herpes Zóster Tratamento
Cartas de amor para namorado feliz aniversário

Quer comentar ?