Armázem da Morena » Questões ambientais » POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DO SOLO

POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DO SOLO

Os desmatamentos, as queimadas, o lixo, os esgotos, a chuva ácida, o efeito estufa, a mineração são agentes causadores do desgaste de nossa atmosfera.

A contaminação do solo por resíduos industriais,hospitalares, domiciliares e agrícolas transportados pelo ar, pela chuva e pelo homem propicia cada vez mais para o entupimento da cidade onde nem mesmo aterros sanitários dão conta causando transtornos em esgoto e áreas publicas e privadas como lotes baldios.

Os desmatamentos, as queimadas, o lixo, os esgotos, a chuva ácida, o efeito estufa, a mineração são agentes causadores do desgaste de nossa litosfera e atmosfera por causa do uso indevido do solo e de técnicas absurdas que a população usam no dia a dia.  O solo e mais prejudicado nas áreas rurais sobretudo pelo uso indevido de agrotóxicos, técnicas antigas de produção na cana de açúcar, feijão e arroz acabam com o ambiente presente nas queimadas que enfraquecem o solo. Os agrotóxicos são substâncias que os agricultores deixam nas plantações pois eles impedem que insetos e outros bichos acabem com a produção gerando uma destruição da biodiversidade local.

O problema é que quando consumimos estes produtos cheios de agrotóxicos, estamos ingerindo-os por completo desde pesticidas até herbicidas. Olhe os fertilizantes que são usados é muitas vezes acumulado em nossos organismos;

  • Acaricidas: para os ácaros.
  • Bactericidas: para as bactérias.
  • Fungicidas: para os fungos.
  • Herbicidas: para as daninhas.
  • Insecticidas: para os insectos.
  • Nematicidas: para o controle de vermes.

A enorme composição de contaminação em terrenos chegar a contaminar até os lençóis de água subterrâneos todos os meios são prejudicados.

Textos relacionados:

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E DO SOLO
POLUIÇÃO DO SOLO CONSEQUÊNCIAS

Quer comentar ?