Armázem da Morena » Menstruação » posso engravidar menstruada e tomando anticoncepcional

posso engravidar menstruada e tomando anticoncepcional

Pode haver possibilidade de gravidez somente se for feito o mal uso do anticoncepcional, ou em casos específicos, do uso de alguns medicamentos que podem alterar a eficacia do medicamento. A menstruação não pode ser usada como método contraceptivo, pois à casos em que o espermatozoide não é expelido junto com a menstruação e assim podendo chegar ate o ovulo e originando a fecundação e consequentemente uma gravidez.

O anticoncepcional é de uso continuo e regular

Possibilidades de estar gravida.

A pílula anticoncepcional usada regularmente possuí uma eficacia de 99 %, o risco desse método contraceptivo não produzir efeitos são raros. Podendo acontecer somente em casos específicos, de uso de algumas medicações, como por exemplo, os antibióticos como a rifampicina, a tetraciclina e a ampicilina e também medicamentos antiepiléticos e anticonvulsivos.

Todos esses medicamentos podem influenciar na diminuição das substancias compostas no contraceptivo, e consequentemente diminuindo sua eficacia.

Um outro aspecto de ineficácia, é o mal uso, pois esse medicamento é de uso continuo e regular, e de preferencia todos os dias na mesma hora, pois com o uso desordenado pode acarretar insuficiência para apresentar bons resultados.

Já em decorrência ao ciclo menstrual,em alguns casos não haverá como um ovo ser fertilizado, pois o mesmo não se manter no útero por expelido junto com a menstruação. Entretanto é importante ressaltar que se o ciclo for curto, ou estiver no final, o óvulo pode chegar até o útero e fazer com que pare de descer a menstruação, e consequentemente que ele fecunde.

Com isso é essencial que intenda-se que a menstruação não pode ser usada como um método contraceptivo, pois sua irregularidade de fluxo pode dar uma falsa impressão de que não haverá problema, e assim podendo originar-se uma gravidez não planejada. O ideal para que se evite qualquer problema futuro, decorrente a uma relação intima, é a combinação do uso de preservativos ( femininos ou masculinos) e os anticoncepcionais ( oral ou injetáveis). Porque a preocupação não se deve apenas pela gravidez, mas também por DST’s. Enfatizando essas combinações, poderá ser descartado qualquer hipótese de dúvida em consequência da relação.

Então podemos concluir, que nessa situação uma gravidez só poderá subsistir com o uso inadequado do método contraceptivo e consequentemente no final do ciclo menstrual. Caso em contrario as chances será minimas. Se existir maiores duvidas em relação a uma gravidez, é essencial a suspensão do anticoncepcional imediatamente, e portanto ir ao médico ginecologista mais rápido possível, para a obtenção de resultados de exames mais precisos.

Textos relacionados:

CORRIMENTO ANTES MENSTRUAÇÃO
Anticoncepcional diminui os dias de menstruação
Antes de ficar menstruada a pessoa fica fértil

Quer comentar ?