Armázem da Morena » Gravidez » Rubéola igg na gravidez

Rubéola igg na gravidez

A rubéola é uma doença viral que consiste em ter muitos cuidados, essencialmente com as gestantes. É de extrema importância que toda gestante faça o exame IGG para garantir a saúde de seu filho, pois essa doença pode trazer varias complicações que podem causar mal formação ao feto, ou até mesmo levar a óbito.

O único método de prevenir a doença além de evitar o contato com  pessoas já contagiadas, é a racina contra rubéola.

É necessário que toda gestante faça o exame IGG para garantir a saúde de seu filho.

A rubéola é uma doença causada por um vírus transmitida pela a inalação no ar, seus sintomas são, febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor no corpo, dores na cabeça e congestionamento nas vias aéreas, essa doenças é muito parecida com o sarampo e varicela. A pessoa com o vírus não pode ter contado direto com outras pessoas para evitar a transmissão da doença.

O tratamento para essa doença requer cuidados básicos, somente analgésicos para aliviar a dor ( paracetamol) e um antitérmico para aliviar a febre (ibuprofeno). O único método de prevenir a doença além de evitar o contato com pessoas já contagiadas, é a racina contra rubéola, que consiste em um vírus enfraquecido para dar imunidade ao corpo, e assim o preparando para ter mais resistência, caso o vírus estiver predominante no ar.

No entanto, uma mulher gravida requer muitos cuidados, com isso os médicos fazem muitos pedidos de exames sobre a saúde do bebe, e da saúde da mãe, para que futuramente não ocasione um problema. Com isso, o médico faz um pedido de exame pra grávidas chamado Rubéola IGG. Isso não quer dizer que a paciente está com a doença, é apenas para saber se a pessoa já teve contato com o vírus da rubéola e em qual circunstancia.

O IGG é positivo, pois representa imunidade ao vírus, no entanto a pessoa nunca teve rubéola ou teve mais já faz muito tempo, ou IGM não reagente também não trás nenhum maleficio a saúde que possa colocar a vida da gestante ou do bebe em risco. Porem se o exame for IGM reagente, o resultado é negativo, dando o alerta de que o vírus esta presente no corpo da pessoa, no entanto concluído que a doença foi encubada recentemente.

Pois no caso da gestante estar com o vírus presente no corpo, pode vir trazer consequências sérias para o bebê, como malformações ou até morte. Outra informação importante, são que gestantes não devem ser vacinadas, e que as mulheres que forem vacinadas devem evitar a gestação no mínimo por um mês, pois à vacinação pode trazer risco, porque mesmo enfraquecido o vírus pode atravessar a placenta contaminar o feto. No entanto esse exame é para diagnosticar alguns problemas que podem ser evitados durante a gravidez, pois se a paciente estiver com o vírus, vai requerer muitos cuidados consequentemente instituindo-se um tratamento adequando para solucionar o problema.

Textos relacionados:

GRAVIDEZ E MENSTRUAÇÃO É POSSÍVEL
Quando pode ser feito o teste de gravidez
Posições para engravidar de gêmeos

Quer comentar ?