Armázem da Morena » Menstruação » Antes de ficar menstruada a pessoa fica fértil

Antes de ficar menstruada a pessoa fica fértil

O período fértil da mulher varia de acordo com o seu ciclo menstrual. Veja no artigo como identificar esse período e associá-lo ao fluxo.

Maturidade do organismo feminino

Para completar sua maturidade feminina, a mulher passa por diferentes fases durante a sua vida. Em primeiro lugar está o surgimento da puberdade, no início da adolescência, em seguida começa a sentir as alterações hormonais referente ao clico menstrual. Com a chegada da menstruação, a mulher já está como o corpo preparado para gerar outra vida, pois seu organismo se condiciona a esse evento natural todos os meses.

Antes mesmo do fluxo menstrual descer, acontece a ovulação, período em que o óvulo já criado é liberado do ovário para que siga até o útero através das trompas. Quando não acontece a fertilização do óvulo, o mesmo se degenera e é eliminado pelo útero como forma de sangue e pequenos coágulos. Do contrário, se é fertilizado. Então dá-se o início da gravidez.

Fertilidade e fluxo menstrual são associados.

O período fértil, caracteriza o momento em que a mulher mais ovula e tem maior chance de obter uma concepção.

Ovulação

A ovulação que acontece uma vez em cada ciclo menstrual, por causa das alterações hormonais causantes da libertação do óvulo presente nos ovários. Esse evento ocorre em média, de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação, durando cerca de aproximadamente 6 dias. Também denominado como período fértil, ou seja, período em que a mulher mais ovula e tem maior chance de obter uma concepção. Muitos casais observam esse período para tentarem uma gravidez planejada.

Tempo de Fertilidade

O período fértil possui algumas alterações de acordo com o organismo de cada mulher, aquelas que tem o ciclo de maior que 28 dias, tem maior dificuldades em identificar o melhor período. Portanto se não existe o desejo de ter uma concepção, o recomendável é utilizar métodos contraceptivos, cada qual é ideal para cada uma das respectivas necessidades. Mesmo que o período fértil se apresente após o fluxo menstrual, também pode se entender a sua chegada antecipada a menstruação, uma vez que segue o mesmo ciclo.

Textos relacionados:

CORRIMENTO ANTES DA MESTRUAÇÃO
Menstruar 2 vezes no mesmo mês o que pode ser
Anticoncepcional diminui os dias de menstruação

Quer comentar ?