Armázem da Morena » Gravidez » Medicamento altera o exame hCG

Medicamento altera o exame hCG

Entenda com a s informações do artigo, como funciona o hormônio da gravidez e quais medicamentos podem influenciar no resultado de teste de gravidez.

O hCG ou Gonadotrofina coriônica humana é um hormônio de glicoproteína que é produzido com maior quantidade na gravidez, partindo do embrião logo quando a concepção é concedida, sem seguida, o mesmo é produzido por parte da placenta. A função do hCG é manter totalmente estável, o corpo lúteo do ovário e também a sustentação da progesterona.

Quando se tem dúvidas sobre a possibilidade de existir uma gravidez, a primeira recomendação é realizar os exames de gravidez. Em geral, os testes de gravidez, se baseiam na detecção e medição da quantidade de hCG presentes no organismo feminino, seja no popular teste de farmácia ou nos exames de sangue, pois esses hormônios podem ser revelados tanto no sangue quanto na urina.

teste de gravidez

A concentração do hormônio hCG, no plasma materno possui duplicamento a cada 3 dias.

Lembrando que a concentração do hormônio no plasma materno possui duplicamento a cada 3 dias, portanto, é mais indicado realizar o exame de urina 15 dias depois, quando já se tem uma quantidade maior de hCG, colaborando para uma identificação positiva e evitando o resultado de falso negativo. No exame de sangue é possível obter resultados positivos a partir de 8 a 10 dias após fecundação, período este em que o ovócito se implanta no útero.

Outros fatores que podem influenciar no resultado do exame, são determinados medicamentos, como fenotiazida, utilizado no tratamento de transtornos emocionais e drogas para fertilidade, uma vez que alguns desses remédios possuam em suas propriedades, o hormônio hCG. Se a urina examinada tiver nível muito alto de proteína, também pode influenciar no resultado dos testes como proteínas.

Confira na tabela como funciona a análise do resultado baseando-se nos níveis de hCG:

  • Resultado (mUI/mL) – Situação
  • Até 49 (mUI/ ml) – Negativo
  • 10 a 100 (mUI/ ml) – Indeterminado
  • Acima de 100 (mUI/ ml) – Positivo
  • Mulheres após a menopausa – menos de 9.5

Textos relacionados:

Quando pode ser feito o teste de gravidez
1 semana de gravidez sintomas.
Rubéola igg na gravidez

Quer comentar ?