Armázem da Morena » Diversificados » Exemplos e modelos de texto descritivo

Exemplos e modelos de texto descritivo

Para fazer um texto descritivo basta se forcar em detalhes, o autor deve enfatizar todos os detalhes e circunstancias da ideia do seu texto, também é importante que o autor não revele todas as informações do texto de uma vez só, dando importância em todos os aspectos, para que o texto fique interessante em seu todo.

é necessário que conceitue cada objeto participativo na obra, e juntar todas as informações que vão ser desenvolvida e de maneira bem clara e objetiva para que possa ser entendida brevemente

Textos descritivos são compostos por detalhes.

Para elaborar um texto descritivo é necessário que seu conteúdo seja bem complexo. Suas características constitui em descrever fatos, pessoas envolvidas, cenas, épocas e objetos constituídos na obra. No entanto é necessário que conceitue cada objeto participativo na obra, e juntar todas as informações que vão ser desenvolvida e de maneira bem clara e objetiva para que possa ser entendida brevemente.

Com isso é necessário que valorize detalhes mínimos para a existência da obra, sua essência sera composta com intuitos de informar, provocar emoções, fazer que o leitor interaja com a história. Logo dificilmente todo o conteúdo do texto sera descritivo, apenas alguns trechos será de forma descritiva, para que se de ênfase a determinado assunto.

Uma outra característica de um textos descritivo é nunca descrever todas as informações de uma vez, e sim oferecer ao leitor a informações pouco a pouco, para que todas as partes ofereça um foco e consequentemente seja interessante em seu todo.É importante indagar o ponto de vista, se será descrito de forma real ou fictícia, ao decorrer do texto nas descrições dos objetos é importante que seja transmitido a imagem do mesmo e oferecer todas as informações possíveis do objeto, como por exemplo: Cores, aspecto, função e tamanho. Na descrição de uma pessoa é importante primeiro dar uma visão geral da pessoa e logo em seguida especificar seus detalhes, exemplo: Seu José, cuida da roça, chapéu de palha, roupa suja de terra, olhar simples e etc. 

No entanto nas descrições das paisagens e dos lugares também é importante ressaltar cada detalhe, como por exemplo: paisagem, por-do-sol, praia, campo. E nos ambientes caracterizar suas estruturas, como por exemplo, um escritório de advogados composto por varias obras de arte, ou um consultório médico todo branco com varias tecnologias. Com isso dando desenvolvimento ao texto, lembrando que é importante ressaltar animais e suas características, clima e todos os detalhes possível pra o entendimento do texto, Acompanhe logo abaixo um pedaço de um texto enfatizando na parte descritiva:

“ Naquela casa azul da esquina, mora o seu João da marcenaria. Lá ele mora com seus quatro filhos, a Joana que trabalha no hospital, a Maria da lojinha, o Roberto do mercado e o Julinho o caçulinha, e com a sua esposa Dona Rita, cozinheira de mão cheia, que faz bolos e docinhos para aniversário.”

Por esse exemplo da para observar a maneira em que um trecho descritivo deve ser escrito, dando atenção para detalhes, e com o decorrer do texto esses detalhes devem ser mais enfatizados, bastar seguir a risca do próprio nome ‘ descritivo ‘ descrever tudo o que o autor do texto esta pensando, no entanto, seguindo esses paramentos a elaboração do texto sera muito mais fácil.

Textos relacionados:

Dicas para presente barato dia das mães
Cartas de amor para namorado feliz aniversário
Como ser amigo de uma pessoa que você gosta

Quer comentar ?