Armázem da Morena » Saúde » Alimentação ajuda a combater o câncer

Alimentação ajuda a combater o câncer

Vários alimentos naturais podem ajudar a prevenir o surgimento de diferentes canceres, veja no artigo quais são e como atuam no organismo.

O câncer, que se trata de uma série de mais 100 doenças, ainda continua sendo uma das principais causas de mortes fatais no mundo inteiro. A dificuldade em se curar do câncer se dá porque o mesmo possui um crescimento desordenado de células malignas capazes de invadir os órgãos e tecidos do corpo, podendo ainda se disseminar para outras diferentes regiões, o que resulta nas difíceis metástases.

As células tendem a ser muito agressivas promovendo a criação de tumores e neoplasias malignas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o número de vítimas do câncer pode saltar para 84 milhões até o ano de 2015. Os fatores desencadeantes da doença são variados, podendo ser externas que estão relacionadas aos hábitos de vida e o meio ambiente, e as causas internas que são em maioria geneticamente adquirida.

câncer de mama

Manter o peso corporal adequado, evita o surgimento de um possível câncer, por isso é importante realizar atividades físicas regulares.

O tratamento do câncer dependerá do tipo de doença, grau de agressividade e também do local atingido. Pode ser indicado procedimentos como a radioterapia, a quimioterapia, cirurgias e transplante de medula óssea. Alguns casos, requer a uso de diferentes métodos para garantir a eficácia dos resultados. Com a realização de inúmeras pesquisas relacionadas ao tratamento e cura do câncer, estudiosos chegaram a conclusão de que a alimentação é fator essencial no combate dessa grave doença.

Toda pessoa precisa manter uma alimentação saudável, onde possa obter quantidades suficientes de vitaminas, minerais e outros componentes que consigam suprir todas a as necessidades nutricionais. Muitos alimentos podem ajudar a prevenir o surgimento do câncer, principalmente os de causa externas. O consumo diário deve ser equivalente a no mínimo 5 porções.

Muitos vegetais são ricos em nutrientes, entre eles estão todos os de coloração amarelo-alaranjado e vermelho. Entre as frutas, o destaque fica entre as cítricas, já os entre os vegetais folhosos, o recomendável é escolher por aqueles de cor verde escuro e crucíferos, como o repolho, rabanete, o brócolis e a couve. O tomate também é excelente na defesa contra o câncer, por ser fonte rica de licopeno flavonoide que dá a sua cor vermelha, além de cargas de vitamina C.

alimentos nutritivos

Ervas aromáticas e especiarias naturais, como o tomilho, coentro, cominho entre outras ajudam a prevenir o câncer.

O azeite de oliva extra-virgem de oliva está a substância polifenóis, responsável por determinar o extermínio das células cancerígenas, o que ajuda a diminuir a incidência dos genes pró-cancerígenos. Por serem constituídos de inibidores da protease, todos os tipos de feijão também são benéficos, seu consumo dificulta o acesso das células cancerígenas aos tecidos adjacentes.

Para que a alimentação contribua realmente na prevenção da doença, é importante manter vários hábitos de vida, como consumir alimentos naturais e/ou integrais. Limitar-se a utilizar gorduras de origem animal, substituir o sal por temperos naturais, diminuir o consumo de carne vermelha ou processadas (bacon, salsichas, presunto), reduzir o consumo de alimentos curados, defumados e evitar o excesso de bebidas açucaradas e calóricas.

Como cada organismo tem uma resposta diferenciada de acordo com cada alimentação, faz-se importante realizar uma consulta com médico nutricionista, o qual por ser especializado, irá identificar qual a melhor dieta ser seguida para que o organismo absorva corretamente o nutrientes que necessita. Em todo caso é fundamental se alimentar bem para manter-se saudável por muito tempo.

Textos relacionados:

Pelos encravados como evitar
Conta para saber o peso ideal
Depressão sintomas físicos

Quer comentar ?