Armázem da Morena » Culinária » Compota de figo

Compota de figo

A receita de compota de figo é muito simples pois existe alguns procedimentos que facilitam a receita. Além dessa facilidade nessa receitas possuí algumas técnicas que contribuem muito para o toque final.

Depois do procedimento de fervura o figo perde a coloração verde.

Compota de figo.

O preparo para a realização de figo em compota é muito simples, porém esse doce constituí alguns processos para a facilitação do preparo e rendimento. Essa receita sera desenvolvida com o congelamento o fruto, para que logo depois de congelado, possa ser retirado os pequenos espinhos que constituem na casca do figo, assim fazendo uma raspagem com faca ou lavando com água corrente. O próximo passo é seguir a metragem da receita:

INGREDIENTES:

  • 1kg de açúcar cristal
  • 2 kg de figo
  • 2 Litros de água
  • Uma colherinha de café com essência de baunilha ( opcional )
  • Cravo da Índia (a gosto)

MODO DE PREPARO:

O primeiro passo é cortar o figo em forma de cruz. O corte em cruz vai facilitará a retirada da pele. Em seguida coloque os figos em água já fervendo e deixe cozinhar no tempo de 8 à 10 minutos. Depois do tempo de fervura e o desenvolvimento de uma coloração mais verde, escorra a água, deixe esfriar. Após o resfriamento dos figos coloque os mesmos em um saco plástico e leve ao congelador. Quando o figo estiver inteiramente congelado, lave o figo em água corrente e faça o processo de limpeza, já mencionado, posteriormente reserve o figo limpo e sem pele.

Em um compartilhamento resistente ou uma panela funda, coloque duas xícaras de chá de açúcar e consequentemente mexa até virar uma calda de caramelo. Depois da calda já em processo de fervura acrescente uma xícara de água e misture bem junto a calda. Em seguida pegue o figo reservado misture com a calda de caramelo.
O próximo passo é acrescentar uma quantidade de água que cubra os figos. Espere cozinhar com o tempo de 20 minutos e coloque cravos a gosto.

Observação:
No caso em que a calda secar além do desejado, coloque outra xícara de água e mais 1/2 de açúcar e deixe abrir fervura novamente. Quando acrescentar o açúcar novamente deixar o açúcar escurecer muito, pois isso evita o amargo do caramelo. Esse doce rende doze porções, e pode ser guardado em vidros ou na geladeira, onde aumentará a sua durabilidade.

Textos relacionados:

Macarrão com creme de leite
Receita de Pudim de leite caseiro
Receita de contrafilé assado no forno

Quer comentar ?